01/05/2016

Uvas e Vinhos: Sangiovese e Chianti Classico

Sangiovese
Foto: www.sommelierwine.com.br
Olá, pessoal. Hoje trago ao blog mais uma postagem da série Uvas e Vinhos, que tem o objetivo de explorar o universo vinícola, com suas diferentes castas e os mais variados tipos de vinhos. A postagem especial de hoje, portanto, é sobre a Sangiovese e o Chianti Classico, uva e vinho típicos da Itália.
A Sangiovese é uma uva característica da região da Toscana, na Itália, e produz vinhos variados, dependendo de onde é cultivada. Seus vinhos normalmente são frutados, com bons taninos e notas de especiarias, mas variam de corpo conforme o terroir. Ela é também a uva principal de alguns grandes vinhos italianos, como o Vino Nobile de Montepulciano e o Brunello de Montalcino.
Gallo Nero
Foto: chianti.it
Outro grande vinho produzido com a Sangiovese é o Chianti Classico, um Assemblage proveniente da Toscana. Para possuir a Denominação de Origem Controlada e Garantida (DOCG) de Chianti Classico – denominação que completou 300 anos em 2016 –, o vinho deve ter pelo menos 80% de Sangiovese. Os outros 20% são compostos por outras variedades de castas tintas, normalmente típicas da região, como Canaiolo e Colorino. Os Chianti costumam ser vinhos fáceis de beber, com taninos macios e final seco e muito agradável. Os Chianti Clássico são facilmente identificáveis pelo logo Gallo Nero.
Confira os Chianti Classico e Sangiovese já degustados no blog. Se você quiser saber mais sobre a o Chianti Classico, visite o website http://www.chianticlassico.com/en/
Boa degustação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário