26/06/2016

Fortant de France Terroir de Collines Merlot 2012


Olá, pessoal. A França é o berço de algumas das uvas mais famosas e produzidas ao redor do mundo. Entre as castas francesas que conquistaram os apreciadores ao redor do mundo, destaque para a queridinha de Bordeaux: a Merlot. O exemplar escolhido hoje, portanto, é de um Merlot francês: o Fortant de France Terroir de Collines Merlot 2012.
Boa degustação!

Foto: André Fuzer
Degustação:

De coloração vermelha-rubi, este Merlot possui aromas intensos de frutas vermelhas (framboesa), negras (ameixa) e secas (amêndoa, avelâ, castanha e noz). O que chama realmente a atenção, entretanto, são as exepcionais notas de especiarias (em especial, cravo da Índia, noz moscada e pimenta) e tostagem (café, fumo, caramelo). Ainda são perceptíveis toques herbáceos (manjericão) e adocicados, de compota.
Em boca, é um tinto com bom corpo, seco, macio, com boa acidez e de taninos finos. Notas de frutas vermelhas e tostagem também aparecem aqui. O final é muito persistente e agradável, com um toque tostado.
Este Merlot demonstrou ser um perfeito exemplar francês, muito equilibrado em todas as etapas da degustação. Ele evolui muito bem, além de mostrar excepcional qualidade olfativa e gustativa, ambas com boa persistência também. É, por fim, um vinho com excelente custo-benefício, e acredito que possa ser guardado ainda por alguns anos antes de ser degustado.

Dica de harmonização:

Este Merlot acompanha bem carnes vermelhas e de caça.

Ficha técnica:

Fortant de France Terroir de Collines Merlot 2012 (compre aqui)

Pontuação DD: 89 - Excelente
Safra: 2012
Origem: Langedoc, França
Vinícola: Fortant (http://www.fortant.com/)
Uvas: Merlot
Teor alcoólico: 13,5%
Amadurecimento: 4 meses sobre as borras em barricas de carvalho francês
Importadora: W2W E-commerce de Vinhos S/A
Preço aproximado: R$ 70,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário