31/07/2016

Don Laurindo Ancellotta 2012


Olá, pessoal. A degustação de hoje é de uma uva proveniente da Itália, da região de Emilia-Romagna, mas que está sendo cultivada com maestria em outros países também, um deles o Brasil.
O exemplar de hoje, portanto, é de um ancellotta brasileiro, proveniente da Serra Gaúcha, o Don Laurindo Ancellotta 2012. Boa degustação!

Foto: André Fuzer
Degustação:

De coloração rubi com reflexos alaranjados, este Ancellotta possui aromas de boa qualidade, apesar de pouco intensos. Notas de frutas vermelhas (morango) e especiarias (pimenta) aparecem, além de alguns toques adocicados de compota e mel. O que se sobressai, entretanto, são as notas de tostagem, em especial baunilha, café e madeira.
Em boca, é um tinto seco, macio, com boa acidez e taninos presentes. Notas picantes e de tostagem aparecem aqui também. O final é seco e persistente.
Este Don Laurindo Ancellotta é um vinho diferente do que há de mais comum por aí. Acredito, apenas, que ele já estava passando um pouquinho do ponto, o que surpreende, porque 2012 é uma safra muito boa para vinhos da Serra Gaúcha. Mesmo assim, sugiro que seja procurada uma safra mais recente.

Dica de harmonização:

Este ancellotta harmoniza bem com um arroz de carreteiro.

Ficha técnica:

Don Laurindo Ancellotta 2012

Pontuação DD: 54 –Bom
Safra: 2012
Origem: Serra Gaúcha, Brasil
Vinícola: Don Laurindo (http://www.donlaurindo.com.br/)
Uvas: Ancellotta
Teor alcoólico: 12%
Amadurecimento: 6 meses em barricas de carvalho francês de segundo uso, seguido de 12 meses em garrafa
Importadora: -- *vinho nacional
Preço aproximado: R$ 60,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário