10/07/2016

Torii Cabernet Sauvignon 2008


Olá, pessoal. Hoje trago ao blog mais um vinho brasileiro. O exemplar escolhido é o Torii Cabernet Sauvignon 2008, produzido pela vinícola Hiragami, de São Joaquim, na Serra Catarinense.
Boa degustação!

Foto: André Fuzer
Degustação:

De coloração vermelha e fundo bem opaco, este Cabernet Sauvignon demonstra ter bom corpo. É no nariz, entretanto, que o vinho surpreende. É simplesmente uma explosão aromática de qualidade excepcional. Notas de frutas vermelhas e negras (ameixa, mirtilo) aparecem, bem como frutas secas (avelã, nozes) e especiarias. Mas a cereja do bolo são as notas tostadas de café, madeira e amêndoa, que harmonizam muito bem com os toques de compota que aparecem ao fundo.
Em boca, é um vinho robusto, de boa acidez e taninos firmes. Notas amadeiradas aparecem aqui também. O final é seco e levemente apimentado, com excelente persistência.
Este tinto mostrou ser um vinho de excelente qualidade, equilibrado em todas etapas da degustação. Sugiro que ele seja decantado por uns 30 minutos antes de ser degustado, a fim de amaciar os taninos. Ainda acredito, por fim, que ele tenha um bom custo-benefício, vale a pena conhecer.

Dica de harmonização:

Este Torii Cabernet Sauvignon é um vinho robusto e tânico, por isso deve ser harmonizado com pratos igualmente robustos. Eu harmonizei com patinho assado, temperado com pimenta e acompanhado de cogumelos. Acredito, porém, que o vinho harmonize melhor com carnes de caça.

Ficha técnica:

Torii Cabernet Sauvignon 2008

Pontuação DD: 84 – Excelente
Safra: 2008
Origem: Serra Catarinense, Brasil
Vinícola: Hiragami (http://www.hiragami.com.br/)
Uvas: Cabernet Sauvignon
Teor alcoólico: 13,6%
Amadurecimento: 12 meses em barricas de carvalho francês
Importadora: --- *vinho nacional
Preço aproximado: R$ 65,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário