11/08/2016

Degustação especial de aniversário: Villa Francioni Rosé 2015


Olá, pessoal. A degustação de hoje é especial e em clima de festa. Amanhã, dia 12/08/2016, o Degustação do dia completa um ano de existência. Neste ano, o blog cresceu bastante. XX vinhos foram degustados, fizemos diversas reportagens especiais em vinícolas, além da Dica do mês, surgiu também o Uvas e Vinhos, projeto que visa conhecer tipos de uvas e vinhos.
Para comemorar esta data especial, eu trouxe ao blog um vinho brasileiro, diferente e complexo. O exemplar escolhido é um rosé da Villa Francioni, de São Joaquim, Serra Catarinense: o Villa Francioni Rosé 2015.
O interessante sobre este rosé é a composição dele. Normalmente, encontramos vinhos rosé varietais ou assemblage com poucas variedades de uvas. Este Villa Francioni, entretanto, é composto por 8 castas viníferas, um belo trabalho do enólogo. Reparem também na garrafa francesa.
Boa degustação!

Foto: André Fuzer
Degustação:

De coloração rosada puxando para o salmão, este rosé tem um brilho visual cativante. É no olfato, porém, que ele se destaca. À primeira vista, já é possível perceber a excepcional e complexa qualidade aromática deste vinho, que vem em boa intensidade. Aromas de frutas vermelhas e brancas aparecem claramente, além de toques florais.
Em boca, é um vinho seco, macio, de acidez presete e taninos leves e finos. De corpo médio, este rosé possui um equilíbrio fantástico, o que demonstra o excelente trabalho do enólogo, que conseguiu juntar em perfeita harmonia as diferentes variedades que compoem este vinho. O final é agradável e muito persistente.
Este Villa Francioni Rosé mostrou-se um vinho sensacional, sem comparações no mercado. Ele evolui de forma perfeita, fazendo com que a degustação seja redonda do início ao fim. Uma excelente experiência, vale muito a pena conhecer e degustar!

Dica de harmonização:

Este rosé é bastante complexo e tem potencial para encarar de pratos leves a pesados. Minha dica é salmão grelhado (fica simplesmente perfeito com salmão!).

Ficha técnica:

Villa Francioni Rosé 2015

Pontuação DD: 86 – Excelente
Safra: 2015
Origem: Serra Catarinense, Brasil
Vinícola: Villa Francioni (www.villafrancioni.com.br)
Uvas: Cabernet Sauvignon (46%), Cabernet Franc (15%), Merlot (13%), Sangiovese (13%), Syrah (5%), Malbec (4%), Pinot Noir (3%) e Petit Verdot (2%)
Teor alcoólico: 13,2%
Amadurecimento: sem passagem por carvalho
Importadora: --- *vinho nacional
Preço aproximado: R$ 65,00

2 comentários:

  1. De fato, esse é um vinho emblemático e acessível ao consumidor final. VF rosé é um dos melhores produtos da empresa, seguido pelo comendador 2009 que é fabuloso e merece ser degustado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, é realmente maravilhoso. :D

      Excluir