04/08/2016

V9 Gran Reserva Cabernet Sauvignon 2012


Olá, pessoal. A degustação de hoje é de um belo Cabernet Sauvignon chileno: o V9 Gran Reserva Cabernet Sauvignon 2012.
Boa degustação!

Foto: André Fuzer
Degustação:

De coloração rubi com reflexos violáceos, este possui aromas de qualidade e intensidade simplesmente excepcional. Notas de frutas vermelhas (amora, framboesa) e secas (amêndoa) aparecem, além de toques minerais e florais.
O que chama mesmo a atenção são os aromas de especiarias, como anis, cravo, noz e pimenta; e tostagem, em especial baunilha, serragem, café e fumo. Toques minerais de terra também aparecem.
Em boca, é um tinto robusto, seco, de amargor intenso e taninos fortes. Notas de pimenta e tostagem aparecem aqui também. O final é seco e muito persistente.
Este V9 Cabernet Sauvignon foi uma grande surpresa. Confesso que eu esperava encontrar um bom vinho (pois sei que vem de uma vinícola respeitável), mesmo assim o nível de qualidade foi surpreendente. Os aromas intensos harmonizam perfeitamente com a robustez do vinho. O equilíbro e a evolução são excelentes. É, por fim, um vinho fantástico, com excelente custo-benefício. Vale cada centavo!

Dica de harmonização:

A dica de harmonização que vou dar é a mesma sugerida pela Wine, pois acredito que seja, de fato, uma excelente harmonização: pernil de cordeiro ou coxa de pato.

Ficha técnica:

V9 Gran Reserva Cabernet Sauvignon 2012 (compre aqui)

Pontuação DD: 93 – Excelente
Safra: 2012
Origem: Valle del Maipo, Chile
Vinícola: Viña Ventisquero (http://www.ventisquero.com/)
Uvas: Cabernet Sauvignon (90%) e Carménère (10%)
Teor alcoólico: 13,5%
Amadurecimento: 10 meses em barricas de carvalho
Importadora: W2W E-Commerce de Vinhos S/A
Preço aproximado: R$ 65,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário