11/09/2016

Il Costone Sangiovese di Romagna Superiore DOC 2011


Olá, pessoal. A degustação de hoje é de uma uva que gosto muito: a sangiovese. Típica da Itália, essa casta é responsável por alguns dos vinhos italianos mais apreciados no mundo, como Chianti Classico e Brunello di Montalcino.
O vinho escolhido hoje, entretanto, é um varietal de sangiovese: o Il Costone Sangiovese di Romagna Superiore DOC. Boa degustação!

Foto: André Fuzer
Degustação:

De coloração vermelho rubi, este sangiovese possui aromas intensos de frutas vermelhas (framboesa, groselha) e secas (uva passa). Toques de especiarias, como cravo, também aparecem, mas o que chama a atenção neste vinho italiano são as belas notas de tostagem: serragem, amêndoa, chocolate. Leves toques adocicados de mel também aparecem.
Em boca, é um tinto seco, redondo, com boa acidez e taninos firmes e finos. Notas frutadas e amadeiradas também aparecem aqui. O final é seco e com boa persistência.
O Il Costone Sangiovese di Romagna Superiore certamente é um bom exemplar dos sangiovese italianos. Ele possui aquela secura característica, mas sem perder o frutado e a leveza da uva. É um vinho um pouco caro, mas com bom custo-benefício, que certamente vale a pena conhecer.

Dica de harmonização:

Este sangiovese harmoniza muito bem com pratos à base de molho de tomate, como algumas massas típicas da cozinha italiana.

Ficha técnica:

Il Costone Sangiovese di Romagna Superiore DOC 2011 (compre aqui)

Pontuação DD: 75 – Muito Bom
Safra: 2011
Origem: Emilia-Romagna, Itália
Vinícola: Cantina Braschi (http://www.cantinabraschi.com/)
Uvas: Sangiovese
Teor alcoólico: 13,5%
Amadurecimento: de 12 a 14 meses em barricas de carvalho eslavo, mais de 2 meses em tanques de aço inox, seguido por 4 a 6 meses em garrafa
Importadora: W2W E-Commerce de Vinhos S/A
Preço aproximado: R$ 85,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário