18/09/2016

Um ano depois: Fantinel Selezione di Famiglia DOC Grave Cabernet Sauvignon 2012


Olá, pessoal. A degustação de hoje é de um vinho que foi degustado aqui no blog há exatamente um ano. A ideia é ver como o vinho evoluiu de um ano para o outro. O exemplar escolhido é o Fantinel Selezione di Famiglia DOC Grave Cabernet Sauvignon 2012 (confira a degustação anterior aqui).
Boa degustação!

 
Foto: André Fuzer
Degustação:

De coloração rubi com toques avermelhados, este Cabernet Sauvignon possui aromas amplos de frutas vermelhas e negras (em especial framboesa, ameixa e mirtilo), frutas secas e especiarias. Também aparecem notas de tostagem, como baunilha, café, chocolate; e adocicadas, de compota.
Em boca, é um binho com bom corpo muito equilibrado, de acidez adequada, macio e com taninos finos. Notas de frutas vermelhas e compota também aparecem aqui. O final é muito persistente.
No ano passado, eu disse que este Cabernet Sauvignon se destacava por ser uma explosão de aromas. Esta característica não mudou, o vinho continua extremamente aromático, com notas complexas no nariz. O que eu pude notar de um ano para o outro é que ele está um pouco mais macio, com taninos bem redondos. Mesmo assim, acredito que ele ainda possa ser guardado por mais alguns anos antes de ser degustado. Vale muito a pena conhecer este vinho!

Dica de harmonização:

Este Fantinel Cabernet Sauvignon acompanha muito bem carnes vermelhas e de caça.

Ficha técnica:

Fantinel Selezione di Famiglia DOC Grave Cabernet Sauvignon 2012 (compre aqui)

Pontuação DD: 92 – Excelente
Safra: 2012
Origem: Friuli, Itália
Vinícola: Fantinel (http://www.fantinel.com/)
Uvas: Cabernet Sauvignon
Teor alcoólico: 12,5%
Amadurecimento: 6 meses em barricas de carvalho eslavo
Importadora: W2W E-commerce de Vinhos S/A

Preço aproximado: R$ 65,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário